Quando usar Silicone nos cabelos
- Fabi Schneider
- 21 de fev. de 2017
- 6 min de leitura

Olá meninas, hoje vamos falar sobre o silicone.
Começamos encarando os fatos, e a menos que você seja a Madre Teresa de cuidados com os cabelos e viva enclausurada, aí será o único modo de você viver sem esse ingrediente tão polêmico. Com certeza você já teve ter se perguntado se existe alguma contra indicação quanto ao uso dos silicones nos cabelos, afinal, sempre que se fala sobre o uso de silicone nos cabelos, muitas polêmicas surgem. Mas afinal o silicone hidrata ou estraga os cabelos?
Na verdade o silicone não tem nenhum poder de hidratar os cabelos, a única função dele quando usado da forma correta é proteger os fios da umidade, calor, frio, calor provocado por pranchas e secadores e raios UV.
Eu uso o silicone da marca organix, apesar de ser totalmente contra os shampoos e condicionadores da mesma marca, o silicone não está ruim. E cuido para fazer a remoção periodicamente do produtos dos fios do cabelo. Custa em torno de 8,00 Euros na Alemanha e 60,00 reais no Brasil. Saiba mais sobre shampoos e condicionadores organix aqui.

Outro produto bom para usar como protetor térmico ou se preferir como educador de pontas, é o Elvital da Loreal, no Brasil é conhecido como Elseve de Loreal. Que igualmente a linha organix, tem como ingredientes principais silicones como o Cyclopentasiloxane ou Dimenthiconol.

Muitas pessoas que eu conheço, utilizam o silicone como finalizador, ou seja depois que secou ou pranchou os cabelos, e isso é um erro. Na verdade tem que ser usado antes desses procedimentos, pois a única função do silicone é proteger, proporcionando nenhuma outra utilidade. Há quem prefira usá-lo como educador de pontas, exatamente pelo fato de que o silicone por ser um óleo mineral, pesa menos que o óleo vegetal. Confesso que eu faço isso as vezes, quando preciso sair as pressas e não tenho tempo de dar a atenção devida ao passar um óleo vegetal, rsrs, e da a sensação de brilho e maciez, lembrando que é apenas aparencia, e que na verdade, isso é superficial. Ele suporta altas temperaturas, algo em torno dos 400 graus célsius, então é ideal para usá-lo como protetor térmico. Os óleos vegetais também podem ser usados como protetores térmicos, mas tendem a pesar um pouco mais, e resistem ao calor em torno de no máximo 180 graus, sendo assim o silicone é um ótimo protetor térmico.

Silicones são encontrados em mais produtos do que você pensa. Como regra geral, se você quiser saber se seus produtos para cabelo contêm agentes de silicone, basta ler o rótulo. Procure produtos que tenham "cone" no final da palavra. Por exemplo, o dimeticone é um silicone devido à sua extensão "cone". Se você encontrar ingredientes como dimethiconol, amodimeticone ou lauril meticil copoliol, o seu produto para cabelo definitivamente contém silicone. No entanto, não é motivo para se assustar. Em vez de se preocupar com ingredientes de silicone, você deve se preocupar com o tipo de agentes de silicone em seus produtos para cabelo.
Um equívoco comum sobre produtos de cabelo à base de silicone é que os silicones são ruins para o seu cabelo. Não só essa afirmação é falsa, mas é amplamente utilizada, e é por isso que muitas pessoas permanecem sem instrução. Os silicones solúveis em água por exemplo, permitem que os ingredientes como máscaras, condicionadores e óleos vegetais consigam penetrar os fios, porém também geram acúmulo. O polímero de plástico(silicone) encontra-se em muitos produtos.
Veja exemplos comuns de produtos que contém silicone em sua composição.

Existem dois tipos de silicones: silicones solúveis em água e não solúveis. Os silicones solúveis em água são aqueles que podem ser lavados com água e nada mais. Os silicones não solúveis são exatamente o oposto de suas contrapartes solúveis. Os silicones não solúveis requerem sulfatos para serem lavados. Embora existam duas categorias de silicones, um tipo não é melhor do que o outro porque os silicones realmente não beneficiam o cabelo de nenhuma maneira. Na verdade, apenas dão a "aparência" de cabelos mais saudáveis. Silicones cobrem o cabelo para que pareça mais saudável, sem frizz e proporciona brilho, nada além de uma maquiagem momentânea. Por exemplo, os silicones encontrados em condicionadores, serum de cabelo, protetores solar tanto para cabelos como pele e produtos que prometem redução de frizz cobrem os fios para torná-los "aparentemente" mais saudáveis. Eles também adicionam um pouco de peso para dar uma substância ao cabelo fino e frágil. Em essência, os produtos à base de silicone fornecem apenas um efeito de suavização temporária.
JAMAIS,deixam algo tocar os fios e muito menos penetrar, porém os silicones insolúveis nos mesmos. E isso é comprovado cientificamente. Mente quem disser que pode usar um produto que contenha silicone na fórmula e depois querer fazer uma umectação ou usar uma máscara de nutrição por exemplo. Isso funcionará apenas depois que você iliminar o silicone dos fios. Até lá, tudo o que você estará fazendo é gastar seu tempo e dinheiro em produtos que não renderão resultados. Pelo contrário, o silicone entope os poros do couro cabeludo e dessa maneira os fios apodrecem e perdem a força na raiz.
Não é necessário deixar de usá-lo, mas como ele cria uma película protetora em volta dos fios que não permite que nenhum nutriente chegue até eles, o ideal é ao menos a cada 15 dias lavar os cabelos com um shampoo de limpeza profunda, uma vez que não são solúveis em água, é impossível a retirada sem um produto apropriado como o shampoo de limpeza profunda por exemplo. Já que a água e shampoos normais não conseguem eliminá-lo.
Vou dar uma idéia de como funciona, imagina que você se prepara para o banho e usa uma touca plástica para não molhar os cabelos, pois é o silicone nada mais é que um plástico para nossos cabelos, tanto que também é conhecido como polímero de plástico, ou seja nada irá tocá-lo, nem mesmo o vento, isso é fato!!!!!!
Se o seu cabelo está umido pela umidade, usar produtos de silicone não solúveis que requerem sulfatos alteram negativamente as capacidades de retenção de umidade do seu cabelo.
Ele causa um efeito gratificante de brilho e maciez nos cabelos, mas pode ser um vilão se estiver em excesso nos fios, sendo assim de extrema importância que sejam eliminados dos fios periodicamente.

O uso contínuo do produto sem a remoção poderá causar uma camada grossa nos fios, deixando assim o cabelo menos maleável, causando a quebra dos fios, durante a escovação ou lavagem por exemplo, já que ele causa a perda de elasticidade
O ideal seria optar por produtos sem silicone, L’Oreal profissional é um excelente nome para produtos livres de silicone.
Pessoas adeptas do Low Poo ou No Poo por exemplo, deveriam ficar longe não apenas de sulfato, petrolato, mas também do silicone, pois já que optam não usar sulfato, isso pode ser um perigo para a saúde dos cabelos.
Praticantes dessas técnicas fora do Brasil também praticam o SILICON FREE, ou seja, não adianta ser adepta de uma técnica e por outro lado estar usando silicone, pois dessa maneira seus cabelos nunca estarão saudáveis, apenas maqueados.
Silicones Insolúveis - Liberados para Low Poo e Proibidos para No Poo
São removidos com shampoos sem sulfatos, que contenham alguns surfactantes leves. Mas que quando encontrados em óleos vegetais, ou máscaras de hidratação ou restauração, perdem completamente sua função. Amodimethicone Cetearyl methicone Cetyl Dimethicone Cyclomethicone Cyclopentasiloxane Dimethicone Crosspolymer Vinyl Dimethicone Vinyl Dimethicone Crosspolymer Dimethicone Methicone Silsesquioxane Crosspolymer Crosspolymer Dimethiconol Stearyl Dimethicone Trimethylsilylamodimethicone Simethicone Polydimethylsiloxane Methicone Phenyl Trimethicone Dimethylpolysiloxane Bis-Aminopropyl Dimethicone Dimethiconol Behenoxy Dimethicone Stearoxy Dimethicone propoxytetramethyl piperidinyl dimethicone (PTMPD) OBS: Methylchloroisothiazolinone é um conservante com ação anti bactericida e fungicida apesar de ter o 'one' não é silicone.
Silicones Solúveis em água- Liberados para Low e No Poo - Proibidos para Co Wash.
Dimethicone Copolyol
Hydrolyzed Wheat Protein Hydroxypropyl Polysiloxane
Lauryl methicone copolyol
Dimethicone PEG/PPG-X Benzoate; Dimethicone PEG/PPG-X Phosphate; PEG/PPG-X
Dimethicone: Se até 6, pouca solubilidade. Acima de 6 e quanto maior o número, maior a solubilidade (Vai do PEG/PPG-3/10 Dimethicone até o PEG/PPG-27/27 Dimethicone)
PEG-33 (e) PEG-8 Dimethicone (e) PEG-14, presentes na mesma fórmula, não precisam estar em sequência.
PEG-7 Amodimethicone
Dimethicone PEG-8 Phosphate
Ammonium Dimethicone PEG-7 Sulfate
Dimethicone PEG-8 Adipate,
Dimethicone PEG-8 Benzoate,
Dimethicone PEG-7 Phosphate,
Dimethicone PEG-10 Phosphate,
Dimethicone PEG/PPG-20/23 Benzoate, uii
Dimethicone PEG/PPG-7/4 Phosphate,
Dimethicone PEG/PPG-12/4 Phosphate,
PEG-3 Dimethicone,
PEG-7 Dimethicone,
PEG-8 Dimethicone,
PEG-9 Dimethicone,
PEG-10 Dimethicone,
PEG-12 Dimethicone,
PEG-14 Dimethicone,
PEG-17 Dimethicone,
PEG/PPG-3/10 Dimethicone,
PEG/PPG-4/12 Dimethicone,
PEG/PPG-6/11 Dimethicone,
PEG/PPG-8/14 Dimethicone,
PEG/PPG-14/4 Dimethicone,
PEG/PPG-15/15 Dimethicone,
PEG/PPG-16/2 Dimethicone,
PEG/PPG-17/18 Dimethicone,
PEG/PPG-18/18 Dimethicone,
PEG/PPG-19/19 Dimethicone,
PEG/PPG-20/6 Dimethicone,
PEG/PPG-20/15 Dimethicone
PEG/PPG-20/20 Dimethicone,
PEG/PPG-20/23 Dimethicone,
PEG/PPG-20/29 Dimethicone,
PEG/PPG-22/23 Dimethicone,
PEG/PPG-22/24 Dimethicone,
PEG/PPG-23/6 Dimethicone,
PEG/PPG-25/25 Dimethicone,
PEG/PPG-27/27 Dimethicone
PEG-40/PPG-8 Methylaminopropyldimethicone crosspolymer
Bom pessoal, espero que tenham gostado da dica de hoje, se ficou com alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários. Curtam nossa página de vídeos sobre cabelo, maquiagem e unhas no facebook para assim ficar por dentro das novidades no mundo da beleza, é só clicar
Comments