O que é arbutin?
- Fabi Schneider
- 3 de jan. de 2018
- 5 min de leitura
O que é Arbutin?

O arbutin é um derivado da hidroquinona que ocorre naturalmente. No passado, os extratos de arbutin eram utilizados como tratamento para infecções do trato urinário, cistite e pedras nos rins, bem como um auxiliar de diurético e perda de peso. Mas hoje, este ingrediente pode ser encontrado na maioria dos tipos de produtos de beleza, especialmente em formulações de iluminação e clareamento da pele. Acredita-se que seja uma das melhores alternativas à hidroquinona porque proporciona o efeito de iluminação da pele proporcionado pela hidroquinona sem alguns dos riscos. Arbutin é hoje incluído em uma variedade de produtos de cuidados da pele destinados a clarear e iluminar a pigmentação da pele. É muitas vezes utilizado em fins cosméticos para ajudar a descoloração ou alívio da hiperpigmentação.
De onde vem Arbutin?

O arbutin, também conhecido como alfa-arbutina, ocorre naturalmente em várias espécies de plantas. As plantas com os níveis mais altos conhecidos são o urze e o amoreiro. Também é encontrado em variedades de mirtilo, cranberry, trigo e pera. O Bearberry tem sido usado há séculos na Europa e América do Norte como um medicamento tradicional. Antes da descoberta de antibióticos modernos, foi um dos poucos antimicrobianos naturais conhecidos. A atividade antimicrobiana deve-se à presença de arbutina. O Bearberry é tradicionalmente usado para tratar infecções do trato urinário. As formas sintéticas de arbutina podem ser geradas por síntese química ou por um processo catalisado por enzimas. Estudos in vitro com 7% de arbutina parecem ter um efeito inibidor mais forte na produção de melanina.
Como isso funciona?
Arbutin consiste em hidroquinona com um grupo de açúcar em anexo. O grupo hidroquinona permite que a arbutina atue como um inibidor da tirosinase, uma enzima chave envolvida na produção de melanina (pigmento). Esta atividade inibitória é devida à semelhança estrutural do grupo hidroquinona com a tirosina, que é o substrato natural da tirosinase. Além do seu efeito inibitório inato, o arbutin também pode atuar como um reservatório que libera lentamente a hidroquinona. Uma vez absorvido na pele, as enzimas no corpo podem separar o grupo açúcar do arbutin e liberar hidroquinona. Isso funciona como uma válvula de segurança embutida e evita que a pele seja exposta a demasiada hidroquinona de uma só vez.
Quão eficaz é?
Os pesquisadores investigaram a capacidade de Arbutin de inibir a tirosinase nas células da pele desde a década de 1990. A arbutina é eficaz como um agente de iluminação da pele, especialmente em relação às formas sintéticas A-arbutina e desoxarbutina. No entanto, a maior parte desta evidência provém de estudos de animais ou in vitro sobre células de pele humana cultivadas.
Recomendamos que você leia os estudos clínicos sobre arbutin aqui.(em inglês)
Enquanto o uso do arbutin é comprovadamente seguro e eficaz quando se trata de iluminação da pele, existe um limite de quanto você pode usar. Os especialistas recomendam o uso de formulações de clareamento contendo alfa arbutin com apenas 2% de concentração ou menor. Se você tiver um escurecimento da pele mais grave, seu médico deverá prescrever até 3 a 4% de tratamento contendo arbutina.
O que Arbutin pode tratar?
hiperpigmentação
lentigines
Melasma e Chloasma
sardas
Existem efeitos colaterais?
Argumenta-se que o arbutin de uma fonte natural não tem efeitos colaterais e problemas de segurança para o usuário, uma vez que é natural. Quando o composto é derivado de fontes sintéticas, como a hidroquinona, é dito que não é seguro para aplicação tópica na pele. No entanto, em condições alcalinas, a arbutina converte-se em hidroquinona, o que significa que, em certas circunstâncias, torna-se inseguro. A pele não tem ambiente alcalino, de modo que a arbutina não se hidrolisa com hidroquinona.
Então Alpha Arbutin é seguro? Sim, mas não a hidroquinona.
Hidroquinona X Alpha Arbutin

A hidroquinona é considerada o padrão-ouro em clareadores de pele, mas é tão efetiva quanto perigosa e por tanto pode causar sérios riscos, e só deve ser usada sob supervisão médica rigorosa, e jamais no verão.
No entanto, devido a algumas evidências que sugerem que a hidroquinona pode atuar como cancerígena, a Food and Drug Administration propôs a proibição de todos os produtos cosméticos contendo este composto. Atualmente, apenas os produtos que contêm 2% de hidroquinona ou inferior podem ser vendidos no mercado americano sem receita médica e até 4% por prescrição. A maioria dos países da Europa e também o Japão proibiu o uso deste ingrediente clareador de pele.
O melasma sempre terá altos e baixos, tendo épocas em que estão mais claros, e naturalmente no verão mais evidentes.
Porém a hidroquinona, é o componente que causa os piores resultados dos chamados (efeito rebote), pois além das manchas voltarem mais escuras, também provoca o aparecimento das manchas brancas, chamadas de hipocromia.
Saiba a diferença entre protetor solar físico(mineral) e químico aqui.
Alpha_Arbutin funciona de forma mais rápida e eficaz do que o ácido kójico (outro clareador de pele comumente usado) e em alguns casos, é tão eficaz quanto a hidroquinona. É muito menos irritante para a pele que a hidroquinona em doses semelhantes ou mesmo maiores.
Esta é uma boa notícia, porque a hidroquinona, que é um dos mais populares, é também considerada insegura para os cremes para a pele. Agora você pode usar essa alternativa de hidroquinona que é muito mais segura.

Os cremes tópicos para a pele que não utilizam hidroquinona, ainda não são tão comuns no mercado de cosméticos clareadores. As pessoas que procuram um produto para o clareamento da pele e que ao mesmo tempo seja seguro, estão utilizando o Creme Meladerm.
Não contém produtos químicos agressivos como mercúrio, esteróides, parabenos e, claro, hidroquinona. A Civant Skin Care Company, uma das pioneiras do uso de Alpha-Arbutin, desenvolveu este produto como uma alternativa natural aos produtos químicos perigosos em clareadores da pele. Não tem o efeito rebote causado pela hidroquinona, são menos irritativos e não tóxicos, embora sempre se ouviu dizer que é um derivado da hidroquinona, por tanto é igual, isso é mito, arbutin é a forma natural da hidroquinona, não danifica os melanócitos, por tanto não causa os efeitos rebotes perigosos e irreversíveis que a hidroquinona causa, tem poder menor de clareamento, porém muito eficaz em certos tipos de manchas. Pode ser usado no verão, mas como todo o tratamento clareador, evitar contato ao sol enquanto estiver com o produto na pele. Se nunca houvesse o retorno dessa manchas indesejáveis, já teria sido descoberta a cura para o melasma, porém o efeito rebote causado pela hidroquinona pode trazer traumas indesejáveis, procure ler muito sobre hidroquinona, informe-se com seu dermatologista sobre opções secundárias e jamais use no verão, pois mesmo com o protetor solar, você não estará totalmente protegida.
Bom pessoal, espero que tenham gostado da dica de hoje. Compartilhe esse post com seus amigos. Escolha uma das opções de compartilhamento que se encontram no rodapé desse texto. Não deixe de curtir nossa página de vídeos, com dicas de tutoriais sobre maquiagen, unhas e cabelo, é só clicar aqui. Ou procure por Comunidade Cabelo Saudavel
Aviso importante:
A informação fornecida é apenas para fins educacionais e não constitui conselho médico. Procure sempre o conselho de seu médico ou especialista qualificado com quaisquer dúvidas ou preocupações sobre sua saúde. Verifique com o seu médico antes de iniciar qualquer suplementação ou tratamento. Nunca desconsidere ou demore em obter aconselhamento médico devido a algo que ouviu ou leu neste artigo ou qualquer lugar na internet.
Fontes de pesquisa
Dermatologista Dr Ian Webster
http://drianwebster.co.za
https://www.dermastore.co.za/clinical-studies/
Comments