top of page

Máscaras caseiras para combater melasma.


Olá pessoal, abaixo seguem algumas das receitas caseiras que eu uso em minha rotina. Meu tratamento contra o melasma é totalmente natural. Nunca usei clareadores ou ácidos, com excessão do sabonete de ácido kojico que uso de vez em quando.

Lembrando que cada pessoa deve seguir o tratamento que melhor resultado lhe proporciona. Eu sigo a homeopatia e medicina ayurveda. Acredito que o melasma tenha a ver com o stress, fígado, intestino e hormônios, então procuro tratar sempre de dentro para fora, com suplementação de várias vitaminas e antixiodantes que ajudam a melhorar e desintoxicar o organismo. Futuramente farei uma lista com os suplementos que uso para combater as manchas. No momento tenho minhas manchas bem controladas, lembrando que é normal elas escurecerem no verão, mesmo com todo o cuidado, então não culpe seu tratamento que não está funcionando ou o protetor solar. No inverno a tendência é amenizar muito mais, procure manter o controle emocional, pois isso será assim para sempre.

Vamos a algumas das máscaras que eu uso...


Curcuma.

Faça uma pasta grossa misturando com 3 colheres de sopa de açafrão com 3 colheres de sopa de leite. Você também pode substituir por mel, óleo vegetal, mas somente os 100% vegetais. Aplique esta pasta na pele e deixe agir por no mínimo 30 min. Em seguida, enxágue a pele com água morna, e caso você tenha a pele oleosa ou com poros abertos, opte por água fria, massageie suavemente usando movimento circular. Assim você estará fazendo uma mini esfoliação nada agressiva a pele com melasma antes de lavar, Repita esta máscara diariamente para obter melhores resultados.


Raiz-forte

É um dos remédios caseiros anti-melasma mais eficazes. Este remédio natural proporciona clareamento da pele e alivia descoloração indesejada e hiper pigmentação da pele. A raiz forte ajuda a descascar a pele danificada e revigora a pele saudável que está presente por baixo da camada superior. Adicione 2 colheres de sopa de pó de raiz forte para 1 xícara de coalhada amarga; Misture bem e aplique principalmente áreas afetadas. Aguarde 30 minutos e lave com água morna, e caso você tenha a pele oleosa ou com poros abertos, opte por água fria. Reaplicar este tratamento uma vez por semana até obter o resultado desejado.


Vinagre orgânico de maçã

É considerado um dos remédios caseiros funcionais contra o melasma. O ácido acético encontrado no vinagre de maçã torna um agente de branqueamento natural que remove manchas de pele e torna a pele radiante e suave. Além disso, ele também remove toxinas da pele. Misture partes iguais de vinagre de maçã e água e aplique deixando secar ao ar. Jamais use o vinagre comum de maçã, aqueles encontrados no mercado, pois esses são repletos de resíduos que podem provocar inclusive o escurecimento da pele, já que alguns possuem álcool em sua composição. O ideal seria o orgânico, pois esse contém o vinagre mãe. Saiba mais sobre vinagre de maçã aqui. Em seguida, lave como de costume. Siga este tratamento 1 vez por dia para obter os resultados necessários.


Papaya

Papaya é um poderoso aliado contra o melasma, e fácil de encontrar. A enzima ativa natural papaína presente na papaya funciona como esfoliante que remove as células danificadas e mortas da pele e auxilia na restauração de um tom de pele suave e uniforme.

Amasse alguns pedaços de papaya madura e adicione 2 colheres de chá de mel. Misture bem e aplique a máscara em toda a pele. Aguarde 20 a 30 minutos e lave como de costume. faça essa máscara1 vez por semana.


Amêndoas

O alto teor de proteínas na amêndoa tem capacidade para aliviar a pele. As amêndoas contem vitamina E, ricos em antioxidantes, que não só corrige a descoloração da pele, mas também nutre a pele.

Triture em torno de 8 amêndoas, ou compre amêndoas em pó e misture 1 colher de sopa de mel, ou óleo vegetal até formar uma pasta homogênea. Passe no rosto e deixe agir por 20 a 30 minutos. Faça uma massagem circular de leve na hora de lavar. Lave como de costume. Repita 3 a 4 vezes por semana.


Babosa

Também é usado para tratar numerosas doenças da pele, e é uma aliada potente para o tratamento da micose. O gel puro de aloe vera contém polissacarídeos mucilaginosos que aliviam manchas, escuras causadas por exposição excessiva ao sol e descoloração de melasma. As potentes propriedades antioxidantes do aloe vera protegem a pele do estresse oxidativo. É melhor fazer uso do gel puro de babosa.

Aplique gel de babosa uniformemente sobre a pele e massageie suavemente durante 2 minutos. Deixe agir por 30 minutos e depois lave como de costume. Pode ser usado até 2 vezes por dia para obter os melhores resultados.


Farinha de aveia

As propriedades esfoliantes naturais da farinha de aveia esfoliam suavemente as camadas de células mortas da pele proporcionando uma pele mais brilhante. Este remédio natural é, portanto, muito eficaz na redução do chloasma durante a gravidez. Misture 2 colheres de sopa de aveia, leite e mel em uma tigela e aplique na pele massageando levemente por alguns minutos, deixe agir por 30 minutos e lave como de costume. Repita 3 vezes por semana.


Goiaba e banana

A banana também é amplamente utilizada em produtos de maquiagem e produtos de cabelos. A combinação de banana e goiaba é um dos potentes tratamentos contra o melasma. O composto de licopeno presente na goiaba é útil para manchas de incandescência e hiperpigmentação. Este pacote de frutas também ajuda na esfoliação da pele e na remoção de células mortas da pele.

Amasse 1 goiaba e 1 banana para formar uma pasta homogênea. Aplique a pasta na pele e aguarde 20 a 30 minutos e lave como de costume. Repita esta máscara diariamente.


Cebola roxa

A cebola roxa contém certos compostos de enxofre como sulfóxidos e cepaenes que ajudam a combater o melasma. Além disso, o suco de cebola também remove as imperfeições e cicatrizes causadas por acne e espinhas e nutre as células da pele. Triture 1 cebola grande para extrair o suco.

Misture partes iguais de suco de cebola e vinagre orgânico de maçã em uma tigela de vidro e esfregue esta mistura no rosto com a ajuda de algodão. Deixe agir por 20 a 30 minutos e lave como de costume. Pode ser feito até duas vezes por dia. Se você tiver a pele sensível, pode misturar uma parte igual de água.


Sementes de uva

O forte poder de desintoxicação do extrato de sementes de uva, torna um dos remédios caseiros preferidos para combater o melasma. Além disso, também contém vitaminas e minerais essenciais como ferro, cálcio e potássio que são necessários para manter a saúde geral da pele. A aplicação diária do extrato de semente de uva pode fornecer resultados inacreditáveis. Pessoas com pele sensível podem ter irritação da pele após a aplicação deste remédio, caso em que devem interromper o uso. Aqueles que são sensíveis às frutas cítricas devem, portanto, abster-se de usar essa máscara. Você pode moer as sementes de uva ou comprar pó de sementes de uva e misturar com mel ou até mesmo com óleo de sementes de uva e fazer uma pasta homegênea. Deixe agir por 20 a 30 min. e lave como de costume. Repita 2 vezes por semana.


Óleo de damasco.

O óleo de damasco deve ser prensado a frio. Este óleo de cor clara, rico em vitaminas A, C e E, juntamente com ácidos graxos, fornecem alimento intensivo à pele, alivia a inflamação e alivia as manchas de melasma. Passe no rosto diariamente, pode deixar agindo por horas, pois é um excelente hidratante e antioxidante natural.


Sândalo

Os usos do pó de sândalo puro e do óleo de sândalo para a pele são numerosos. O sândalo é um ingrediente efetivo de iluminação da pele que é amplamente utilizado em cosméticos e cremes e loções para cuidados da pele. O óleo essencial presente no sândalo aumenta a tez da pele e alivia as manchas de melasma e outras manchas sem causar irritação da pele.

Misture partes iguais de pó de sândalo, leite integral, suco de limão e pó de açafrão até formar uma pasta homogênea Aplique a pasta uniformemente sobre a pele. Deixe agir por 30 minutos e lave como de costume. Faça essa máscara natural 4 vezes por semana até obter os resultados desejados.


Pepino

O pepino é outro remédio efetivo para remover a pigmentação no rosto e um excelente aliado contra o melasma. O alto teor de água do pepino ajuda na hidratação das células da pele e na pele pigmentada. Também ajuda a tratar outras condições da pele como acne, pele áspera e seca e manchas. Triture o pepino e passe no rosto, deixe agir por 30 minutos e lave como de costume. Pode ser usado diariamente.


Minhas dicas para prevenir e controlar o Melasma

Incluir algumas dicas simples ou provocar algumas mudanças menores em seu estilo de vida pode ajudar muito a controlar seu melasma.

  • Use protetor solar - ou creme hidratante com protetor solar de amplo espectro toda vez que você se expor ao sol. A exposição excessiva à luz solar desencadeia melasma e, portanto, é necessário ter um bloqueador solar com SPF de 30 ou mais, e é uma obrigação mesmo em dias nublados e durante a natação. Selecione um protetor solar preferentemente que seja físico, são menos agressivos a pele e protegem mais graças ao óxido de zinco e dióxido de titânio e reaplique frequentemente enquanto estiver exposta ao sol. Dentro de casa, pode deixar a pele respirar dos produtos químicos e optar por óleo de coco por exemplo. As mulheres podem optar por maquiagem e cosméticos com SPF para ter alguma proteção extra contra o sol. Saiba mais sobre a diferença entre protetor solar químico e físico aqui.

  • Permaneça hidratado - Cada pessoa deve beber no mínimo 8 a 10 copos de água todos os dias sem falhas. Ele não limpa apenas o corpo e reduz a inflamação, mas também elimina as toxinas do sistema e ajuda a diminuir os pontos de melasma. Você pode espremer um pouco de suco de limão em sua água para aumentar sua função de desvanecimento de melasma.

  • Use chapéus ou bonés.

  • Cuidados com a pele - Optar por produtos de cuidados com a pele que contenham ingredientes químicos agressivos podem desencadear melasma ou piorar se já existe. Portanto, é melhor optar por produtos mais suaves, livres de derivados do petrolato(parafina, silicone) e parabenos, os derivados de petrolato entopem os poros, e provocam a dilatação dos mesmos. Muito cuidado com produtos que contenham álcool ou alumínio na composição. Procure ficar atenta aos ingredientes. Pois esses podem escurecer as manchas.

  • Evitar a depilação - A cera causa inflamação da pele que pode agravar o melasma. Portanto, é melhor evitar as partes do corpo afetadas pelo melasma. Você pode optar por alguns outros procedimentos de depilação.

  • Dieta saudável é sinônimo de pele cabelo e unhas saudáveis. Você também deve incluir ácidos graxos de proteína de alta qualidade e omega 3 na sua dieta diária. Evite consumo exagerado de café ou chá preto, opte pelo chá verde que é rico em antioxidantes.

  • Evite alimentos estrogênicos. Mas não precisa levar isso como escravidão, eu costumo evitar durante meu período menstrual, que é quando minha manchas alteram de cor. Cuidar do melasma deve ser levado a sério, mas sem neuras.

  1. Pão Multigrãos

  2. Leite de soja

  3. Tofu

  4. Frutos secos

  5. Grão de bico

  6. Semente de linho

  7. Sementes de gergelim

  8. Feijões

  9. Ervilhas

  10. Cereais integrais

  11. Flocos de alfafa

  12. Aveia

  13. Bebidas Alcoólicas

  14. Trigo e seus derivados

  15. Ginseng

Bom pessoal, espero que tenham gostado da dica de hoje, se ficou com alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários. Todos os ingredientes(óleos, pós), podem ser encontrados em lojas de produtos naturais.


 
 
 

Comments


© 2023 por Sal & Pimenta. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page