Vinagre de maçã e seus benefícios para os cabelos.
- Fabi Schneider
- 26 de fev. de 2017
- 4 min de leitura

Hoje vamos falar um pouquinho sobre o vinagre de maçã e seus benefícios.
O vinagre de maçã contém uma infinidade de vitaminas e minerais, incluindo magnésio, fósforo, potássio, cálcio, cobre e ferro, entre outros. Ajuda no crescimento dos cabelos, pois tem poder de limpeza profunda dos fios e couro cabeludo, além disso ajuda a manter o equilíbrio do pH do cabelo.
Vejamos seus benefícios…
Equilibra o pH dos fios
Sela as cutículas do cabelo
Adiciona brilho, melhora a capacidade de absorção de umidade, melhorando assim a porosidade dos fios
Ótimo em tratamentos contra caspas, dermatites e seborreia no couro cabeludo
Reduz pontas duplas
Ideal para cabelos porosos e ressecados
Melhora o Frizz
Ajuda no crescimento porque mantêm o couro cabeludo limpo e saudável.
Excelente removedor de resíduos deixados nos fios pelos produtos
Excelente removedor do calcário que tanto danifica os cabelos de quem está em alguns países da europa, como na Alemanha e França por exemplo. Saiba mais sobre água calcária aqui...
Diferenças entre vinagre orgânico e não orgânico.
Vinagre de cidra de maçã não orgânico

O vinagre de maçã não orgânico é o vinagre submetido à pasteurização. Possui uma cor brilhante que é livre da nebulosidade, para ser visivelmente mais atraente para o consumidor. Uma das principais preocupações em torno do vinagre de maçã não orgânico é que o aquecimento da pasteurização destrói as propriedades que melhoram a saúde do vinagre. Por isso, diz-se que o vinagre não contém mais enzimas intactas e não é tão fácil de tolerar pelo corpo e quando utilizado nos cabelos, também não irá proporcionar o efeito desejado, por ter perdido suas propriedades durante o processo de pasteurização.
Vinagre de cidra de maçã orgânico

Vinagre de maçã orgânico é o vinagre na sua forma natural. É uma cor rica e âmbar que tem uma aparência turva chamada "vinagre mãe". Afirma-se que este vinagre mãe, é onde todas as vitaminas, minerais e enzimas associadas com vinagre de cidra de maçã são encontradas. O processo de pasteurização do vinagre de maçã não orgânico remove o vinagre mãe, ou seja, remove suas principais propriedades. Seu cheiro é mais ameno e a cor nada chamativa, mas é o ideal a ser usado. No Brasil custa muito mais caro que um não orgânico, mas você fara uso de pequenas quantidades, e terá o produto por um longo período de tempo, sendo assim, vale a pena investir em um vinagre orgânico, pois esse estará livre das impurezas.
Limpeza do couro cabeludo com vinagre orgânico de maçã.
O vinagre de maçã possui propriedades antibacterianas e antifúngicas que ajudam a combater as bactérias e fungos causadores da caspa, e também a coceira e o ressecamento do couro cabeludo. Vinagre puro tem (pH 3), por tanto não deve ser usado puro diretamente nos cabelos. O vinagre de maçã atua como um poderoso desinfetante para combater o fungo que provoca este problema. Como ele fortalece o couro cabeludo, ele ajuda a promover o crescimento saudável dos cabelos.
Caso seu cabelo seja oleoso, o ideal seria utilizar uma quantidade maior de vinagre de maçã do que a recomendada para outros tipos de cabelos. O vinagre ajuda a eliminar o excesso de oleosidade.
Como usar...

Lavar o cabelo com o shampoo e condicionador normalmente. Use vinagre de maçã diluído a água como um enxague final. O vinagre pode substituir o uso do condicionador, a menos que seus cabelos sejam difíceis de pentear. O vinagre de maçã pode ter um cheiro forte no início, mas à medida que o cabelo seca, o odor desaparece. Repita este procedimento toda vez que lavar os cabelos, ou ao menos 1 vez por semana, se preferir, pode colocar o conteúdo em um borrifador e borrifar nos cabelos, depois de passar totalmente nos cabelos não precisa enxaguá-los. Não há nescessidade de passar a quantidade toda nos cabelos, apenas o suficiente para que todos os fios recebam as borrifadas. O restante pode ficar armazenado no borrifador, você pode mantê-lo no banheiro e utilizar a mistura a cada vez que lavar os cabelos.

Como preparar
Ingredientes
1 copo de água fria.(250ml) 1 colher de sopa de vinagre de maçã orgânico (20ml)
Misture a água e o vinagre em um borrifador e depois de lavar seus cabelos e enxugar com uma toalha, borrife e não enxágue mais, o cheiro some totalmente depois de seco.
Atenção, não queira potencializar o efeito tentando colocar em excesso, pois devido ao Ph, o acréscimo exegerado do produto, poderá trazer problemas aos seus cabelos a médio e longo prazo, pois poderá causar efeito contrário e inclusive causar a queda, o erro do uso tem sido exatamente quanto ao exegero na mistura ou inclusive acahndo que passar puro o problema será resolvido mais rapidamente.
Na máscara

Separe em um recipiente a quantidade de máscara que você irá utilizar no dia e misture uma colher de chá de vinagre orgânico, para cada duas colheres de sopa de máscara, misture bem e aplique nos cabelos. Não encoste a máscara no couro cabeludo, a menos que você esteja usando uma máscara apropriada para couro cabeludo. Deixe agir por 15 minutos e lave. Caso sua máscara tenha um ph baixo, não há necessidade de acrescentar vinagre.
Utilizando o vinagre de maçã de maneira regular e correta(jamais puro ou em quantidades excessivas), ajudará a selar as cutículas de seus cabelos, e dessa maneira você terá cabelos mais sedosos, sem porosidade, ajudando inclusive no combate a pontas duplas. Fique atenta de estar usando o produto correto, da maneira correta para ter melhores resultados. Lembrando que o vinagre não faz parte do cronograma capilar, pois ele não nutri, não hidrata e nem restaura os cabelos, a função única dele é selar as cutílculas, amenizando assim a porosidade dos fios.
Siga nossa página de vídeos no facebook, é só clicar aqui Comunidade Beleza Saudável.

Comments