top of page

A verdade sobre shampoo anti-queda


Olá pessoal, tudo bem, o assunto de hoje é shampoo anti-queda. Geralmente quem está com problema de queda de cabelos, fica desesperado tentando um produto milagroso para solucionar de vez seu problema, e na verdade na hora do desespero, tentamos de tudo, basta ouvir falar que para a amiga ou vizinha fez bem, que logo vamos testando.

Queda de cabelo é um problema mais comum do que se possa imaginar tanto para homens como para mulheres. Há uma série de problemas que causam perda de cabelo e retardo de crescimento, incluindo dieta pobre, codificação genética, circulação fraca e folículos entupidos.

E a indústria adora pegar carona no desespero de quem está com queda e acaba oferecendo produtos que muitas vezes nem tem um fundo científico específico para resolver o problema.


Para que serve o shampoo?

Ele tem a função de limpeza, irá remover a sujeira acumuldada tanto nos fios quanto no couro cabeludo, enquanto que o condicionador serve para fechar as cutículas e deixar os fios mais sedosos. O shampoo permanece tempo insuficiente nos cabelos para agir com precisão...



Mas será que realmente funciona?

Aqueles que tem o amam. Aqueles que não, lamentam. E aqueles que estão em processo de perdê-lo, bem, eles vão fazer qualquer coisa para mantê-lo. Mas segundo dermatologistas e cosmetologistas, o shampoo fica tempo insuficiente no couro cabeludo e não tem o poder de penetração. Os ativos usados nos shampoos não ficam tempo suficiente em contato com o couro cabeludo. Por tanto tudo não passa de enganação, colocar café, realmente não funciona, não tem lógica. Infelizmente, mesmo sendo fã de receitas caseiras, e fazer uso de várias, estudos comprovam que essa não leva a lugar algum...pois o café contém uma pequena quantidade de cafeína, e o que faz efeito não é o café e sim a cafeína, por tanto, acrescentar pó de café ou borra de café no shampoo, não mudará em nada a composição, a partícula do café é muito grande e a quantidade de cafeína no grão é insignificante para a quantidade nescessária para a ação, essa é a realidade, comprovadamente, afinal tem todo um processo para isso, e infelizmente o pó de café misturado ao shampoo, não tem poder suficiente para proporcionar alguma ajuda, se você gostaria de ver algum efeito, talvez usar o óleo de café na umectação(não recomendado para loiras), pois a concentração de cafeína no óleo de café é um pouco maior, ou de vez enquando fazer uma esfoliação de café, ou adicionar na máscara capilar, (lembrando que a máscara capilar só pode tocar o couro cabeludo se for uma máscara especícfica para isso, e a adição do café a máscara, proporcionará apenas brilho e hidratação aos fios.) Saiba mais sobre as vantagens do uso de cafeína aqui.

Tudo vira moda, e no desespero por cabelos longos e saudáveis, queremos aproveitar cada receita que nos indicam...a muitos anos atrás foi moda colocar anti-concepcional no shampoo, pois diziam que acelerava o crescimento dos cabelos, e claro que eu usei várias cartelas em shampoos, porém hoje com o estudo e conhecimento que tenho, sei que apenas joguei dinheiro fora, e meu cabelo que tem crescimento super lento, continuo lento mesmo com uso do anti-cocepcional em meu shampoo.

Hoje em dia, muitos produtos bons e com cafeína estão disponíveis na indústria cosmética, e graças a pesquisas sobre a ação da cafeína, as pessoas assimilaram o uso do café, e uma coisa não tem NADA a ver com a outra...

Saiba mais sobre pó de café nos cabelos aqui.

Talvez coincidentemente você resolveu usar o shampoo com café por exemplo, examente no momento em que seu cabelo estava desenfreando no crescimento e você acabou associando ao uso das misturas no shampoo, porém isso é cientificamente impossível, mas claro que não vou dar minha opinião pessoal, se você acredita que está funcionando, isso será sua decisão...Aqui estou expondo somente os fatos reais, adquiridos em pesquisas realizadas.


Mas afinal existe shampoo que realmente funciona no combate a queda?

Existe um shampoo de uso tópico que pode melhorar, geralmente disfarçadinho de shampoo anti caspa, é o shampoo de cetoconazol, ou Nizoral como é conhecido pelo nome comercial, isso porque nesse produtos existem estudos que comprovam que o cetanazol ajuda a bloquear a di-hidrotestosterona (DHT), que é um dos dos hormônios entre 3 a 4 vezes mais potentes que é a testosterona que pode estar levando a queda de cabelo. O cetoconazol é uma substância sintética com propriedades antifúngicas e antiinflamatórias, bastante utilizada em produtos para tratamento de micoses, caspa e dermatite seborreica. Esse produto não é nenhuma novidade, na verdade existe nas farmácias desde os anos 80, e passa bem despercebido nas prateleiras de farmácias e drogarias, mas que na verdade tem poderes secretos...Alguns estudos – e muitos usuários – já atestam a eficácia dos shampoos com cetoconazol em desacelerar o avanço da calvície e aumentar a densidade e o diâmetro dos fios, sendo assim como Cetaconazol pode bloquear a DHT, tem também o poder de remoção de todo o sebo onde se concentra a DHT.

O DHT é sintetizado em várias partes do nosso corpo, inclusive nas glândulas sebáceas que lubrificam o nosso cabelo, e é considerado bastante lipofílico, ou seja, se associa a substâncias oleosas com facilidade. Alguns profissionais acreditam que o sebo produzido pelas glândulas sebáceas do nosso couro cabeludo seria rico em DHT, e que remover o seu excesso significaria reduzir a quantidade da substância que possivelmente entraria no folículo e poderia afetá-lo.

Uma outra função é que o cetoconazol ajudaria a combater quadros inflamatórios que possam estar inferferindo no ciclo de vida dos cabelos e gerando a queda excessiva.


Outro tipo de shampoo estudado cientificamente são os shampoos que contém cafeína em sua composição. A cafeína que é um alcalóide, é realmente muito eficaz, pois ela inibe a DHT. Como eu disse acima, já comentei sobre o uso de café em um post anterior, e cientistas alemães confirmaram que o uso da cafeína no couro cabeludo pode ajudar em até 25 % na aceleração do crescimento dos cabelos.

Alpecin C1, por exemplo, é um shampoo que contém cafeína. O Dr. Wolff, alemão é a pessoa por trás do produto, e afirma que a cafeína realmente promove o crescimento e fortalece o cabelo.

O shampoo de cafeína Alpecin C1 é dirigido a homens que estão perdendo os cabelos, relacionado à calvície masculina (também conhecida como Alopecia androgenética). A perda de cabelo nos homens ocorre quando os folículos pilosos (que aumentam o cabelo e mantêm no lugar) começam a encolher. Os folículos capilares encolhidos levam a um cabelo mais fino e mais curto que eventualmente deixa de crescer. Para isso, você pode agradecer seus genes e hormônios, notadamente a dihidrotestosterona (DHT) que é convertida em testosterona.

Segundo o Dr. Wolff, Alpecin C1 funciona penetrando os folículos pilosos com cafeína. Ao deixar o shampoo em sua cabeça no mínimo por 2 minutos, a cafeína será transportada para os folículos, onde estimulará o crescimento e neutralizará os efeitos indesejáveis ​​da testosterona, sendo que você pode fazer massagens no couro cabeludo enquanto lava e deixar inclusive mais tempo reagindo...

Também é recomendado que se use o shampoo diariamente porque a cafeína só permanece ativa por 24 horas.

A Alemanha é pioneira em desenvolver shampoos, condicionadores e tônicos a base de cafeína, resultado de muita pesquisa e dedicação, como por exemplo a linha Plantur, que tem a versão Plantur 21, que é indicado para mulheres á patir de 21 anos, mas que pode ser utilizado a partir dos 18, e a linha Plantur 39, indicado para mulheres a partir de 40 anos, que é a idade que começa a menopausa, ou em que os cabelos começam a ralear e afinar naturalmente em muitos casos. E quando uma linha é usada em forma de tratamento, ou seja desde o shampoo até o tônico, aí o resultado aparece, mas esses que são vendidos em farmácias ou lojas que prometem milagres, com certeza, são na grande maioria apenas enganação, pois além do tempo mínimo que permanece em contato com o couro cabeludo, geralmente não tem a quantidade correta de concentração de ingredientes nescessários para os efeitos esperados.

A linha Plantur, oferece inclusive comprimidos de cafeína, pois os cientistas acreditam que a suplentação dos comprimidos também seria nescessária para um tratamento mais eficaz.

Recomendo o uso do tônico capilar de cafeína dessa linha, como o próprio nome já diz, serve para tonificar o couro cabeludo, e com isso melhorar o crescimento dos cabelos, tem o poder de penetrar nos bulbos capilares e fazer com que os fios adormecidos tomem força e desenvolvam, afinal a maioria dos tônicos são aplicados e permanecem no couro cabeludo, agindo durante horas.

A verdade é que existem mais de 100 tipos de causas de queda de cabelo, como por exemplo a tireoide, anemia, doenças inflamatórias, alopécia hidrogenética, alopécia areata, dermatite seborréica, pós parto, pós cirurgia, enfim, são muitos os fatores que podem causar a queda. O ideal antes de começar qualquer tratamento anti - quedas é procurar um especialista, pois o problema poderá precisar de acompanhamento médico e talvez precise também de complemento vitamínico, e apenas usar shampoo ou tônico, não solucionará seu problema. Muitas vezes os dermatologistas e tricologistas recomendam o uso dos produtos que mencionei no post de hoje...por isso o mais adequado é estar ciente do problema...

Siga nossa página no facebook, procure por Comunidade Beleza Saudável, ou clique aqui.






Komentar


© 2023 por Sal & Pimenta. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page