top of page

Conhecendo sua pele!


Conseguir uma pele saudável, hidratada, livre de manchas, rugas e bem tonificada nem sempre é fácil, não é mesmo? Para isso é fundamental entender e conhecer um pouco sobre a fisiologia da pele e usar estas informações ao seu favor. Muitas vezes, por falta de conhecimento, usamos produtos cosméticos que não foram formulados para o nosso tipo de pele, e os efeitos acabam não sendo os desejados ou os anunciados pelo fabricante.

Pensando nisto, vou fazer uma “apanhadão” dos principais pontos da fisiologia da pele. Neste post não conseguirei falar tudo (óbvio), mas em posts futuros irei complementar as informações.


Primeiramente, devemos saber que a pele é o nosso maior órgão, isto mesmo, a pele é um órgão, constituída de sais minerais, proteínas, enzimas e água (olha a hidratação aí).


As principais funções da pele são:

  • Proteção – é a pele que fornece a “cobertura” do nosso organismo do meio externo e interno, protegendo contra raios ultravioletas, agressões mecânicas, químicas e térmicas. Também impede a desidratação, fazendo a manutenção do conteúdo hídrico do organismo.


  • Sensibilidade: através de seus receptores específicos, a pele torna-se um órgão sensitivo, recebendo estímulos sensoriais do ambiente, como o tato, pressão, dor e temperatura.


Receptores de Merkel: tato e pressão

Receptores de Ruffini: identificam calor.

Receptores de Krauser: identificam o frio.

Receptores de Vater-Pacini: pressão.

Receptores de Meinssner: tato

Terminações Nervosas: dor.


  • Funções Metabólicas: seu tecido adiposo subcutâneo é um importante reservatório de energia, uma das formas de armazenamento de trigliceróis. Funciona também como metabolizadora da Vitamina D para as estruturas corpóreas.

  • Regulação Térmica: auxilia na regulação térmica corporal, impedindo a perda de calor, que é facilitada através da evaporação do suor.


A pele é dívida em algumas camadas, que possuem funções específicas. São elas:


Epiderme: a camada mais superficial da pele, é aqui que se encontra a primeira barreira contra agentes externos, possui espessura variável de acordo com a região do corpo, como 1,5 mm, na palma da mão ou apenas 0,3 mm nas pálpebras. A epiderme também é segmentada em subcamadas: basal, espinhosa, granulosa, lúcida e córnea.

Basal ou Germinativa: é onde ficam os melanócitos (células responsáveis pela produção de melanina (proteína), que origina o pigmento da pele, onde a cor é dada pela combinação de melanina, caroteno e hemoglobina). E os queratinócitos (células responsáveis pela produção de queratina (proteína de proteção).

Espinhosa: onde há síntese de queratina, é formada por um preenchimento de melanina e queratina.

Granulosa: é composta por grânulos de melanina, protegendo contra os raios ultravioletas. Esta camada mais superficial em que as células ainda possuem núcleo.

Lúcida: evidentemente encontrada na pele mais espessa, como na palma das mãos e sola dos pés.

Córnea: é composta por célula mortas (anucleadas), a quantidade alta lipídica desta camada cria uma barreira para retenção de água e auxilia na resistência da pele. É através da camada córnea que os ativos cosméticos penetram na pele.


É na epiderme que ocorre a remoção de células mortas, com cosméticos dermoabrasivos, géis de limpeza, e que causam o afinamento da camada córnea, estimulando a produção de colágeno e elastina para resultar em uma pele mais firme, jovem e tonificada, seja por meio de uma limpeza de pele profunda, uma esfoliação ou peelings superficiais.



Derme: é um tecido conjuntivo frouxo, localizado abaixo da epiderme, a principal barreira mecânica da pele, composta por substância fundamental amorfa, colágeno e elastina, carboidratos, enzimas, vitaminas, linfócitos, células adiposas, fibroblastos (sustentação da pele). Se divide em duas camadas: papilar e reticular:


Papilar: composta por tecido conjuntivo frouxo, é mais fina e está em contato com a epiderme.

Reticular: é mais densa e está em contato com a hipoderme.


Aqui é onde há uma concentração maior de fibras elásticas, que fazem a elasticidade da pele, além de possuir vasos linfáticos e sanguíneos. A derme possui alguns anexos importantes, são eles: Glândulas Sudoríparas, Glândulas Sebáceas, Vasos Sanguíneos, Linfáticos e Nervos da Derme, Pelos, Unhas e Manto Hidrolipídico.


Glândulas Sudoríparas: responsáveis pela produção de suor. (A composição do suor se dá com a combinação de água, sais e ureia).

Glândulas Sebáceas: responsáveis pela produção de sebo.

Pelos: estruturas formadas por células queratinizadas.

Unhas: células de queratina corneificadas acopladas em lâminas endurecidas.

Manto Hidrolipídico: é a combinação do suor, água, e a hidratação natural da pele.


Hipoderme ou Tecido Celular Subcutâneo: a camada mais profunda da pele, é composta de uma grande quantidade de células adiposas (gorduras), e onde fica o estoque de energia. É um tecido vascularizado, possuí a função de isolante térmico e absorção de impactos.


Então pessoal, de uma forma simplificada, esta é a composição principal da estrutura fisiológica da pele. Em breve irei complementar falando sobre os Graus de Penetração dos Ativos Cosméticos, aí vocês poderão entender como eles atuam e interagem diretamente com cada camada. Qualquer dúvida e sugestão, deixe nos comentários.


Até mais,


Samuel Stica

Cosmetólogo

Manipulador de Medicamentos e Cosméticos




Comments


© 2023 por Sal & Pimenta. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page