Leite faz bem? Quais os tipos de leites e seus benefícios?
- Fabi Schneider
- 12 de fev. de 2017
- 4 min de leitura
LEITE DE AMÊNDOAS
Vou começar falando do meu leite preferido. Eu cortei o leite de vaca da minha dieta por orientação de uma amiga, chefe de cozinha, especialista em cozinha vegan. Conversando com a Juliana, fiquei sabendo do quanto o leite de vaca poderia fazer mal ao meu filho que tem asma, pois pode causar inflamações que agravam as crises.

O leite de amêndoas é encontrado em qualquer super mercado aqui, e alguns possuem gostos diferentes, como mel e coco, comecei com o de mel, para meu filho ter maior aceitação, pois fi criado com leite de vaca, e poderia estranhar o gosto, ele aceitou muito bem, e hoje prefere o leite de amêndoas com gosto natural. Inclusive não toma mais o achocolatado em pó, cortou totalmente. Muito raramente toma leite de amêndoas sabor chocolate, mas compro pequenas caixas, já que prefere o natural.
Vamos aos benefícios:
O principal benefício do leite de amêndoas é a ausência de lactose, o que faz desta bebida ideal para quem tem alergia a lactose e também para quem tem alergia a soja e por isso não pode tomar o leite de soja.
Além disso, o leite de amêndoa ajuda a emagrecer e a controlar a diabetes porque tem baixo índice glicêmico. Outros benefícios do leite de amêndoas podem ser:
Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares por ter pouca gordura;
É bom para quem sofre de dispepsia, pois facilita a digestão;
Ajuda a combater a prisão de ventre.
A amêndoa também é um alimento muito nutritivo, podendo ser utilizada para ajudar a tratar ou prevenir a osteoporose porque é um alimento rico em cálcio e magnésio.
Valor Nutricional:
O leite de amêndoas tem poucas calorias. Além disso, tem carboidratos, mas que são de baixo índice glicêmico e uma boa quantidade de fibra que ajuda a regular o intestino.
Pode-se comprar o leite de amêndoas, que na verdade é uma bebida de amêndoa, em supermercados e lojas de produtos naturais e o preço do leite de amêndoas é de aproximadamente 10 reais o litro. Como o preço é elevado, pode-se fazer o leite de amêndoas em casa, para ficar mais em conta.
Como Fazer em Casa:
A receita de leite de amêndoas caseira é muito simples:

Ingredientes:
2 xícara de amêndoas cruas e sem sal;
6 a 8 xícaras de água.
Modo de preparo:
Deixar as amêndoas de molho durante a noite. No dia seguinte, jogar a água fora e dar uma secadinha nas amêndoas. Colocar as amêndoas no liquidificador ou processador. Bater com a água e coar com um coador de pano fininho e está pronto para beber. Se for feito com menos água, a bebida fica mais grossa e pode substituir o leite de vaca em várias receitas.
LEITE DE ARROZ

Benefícios:
O alimento é altamente recomendado para indivíduos intolerantes a lactose ou que adotam dietas vegetarianas, já que sua origem é absolutamente vegetal.
Embora o leite de arroz tenha menor quantidade de cálcio e maior valor calórico, é livre de colesterol, o nível de gordura é baixo e ainda contém menos proteínas que os outros tipos de leite, o que facilita a digestão.
Além disso, a bebida à base de arroz ainda é livre de hormônios e antibióticos, substâncias que são ingeridas indiretamente no consumo do leite de origem animal.
O sabor do leite de arroz é neutro e ele serve de substituto do leite de vaca em refeições e receitas. Porém, no mercado também são encontradas versões com sabor, como amêndoas cacau, aveia e coco.
Com tantos benefícios e pouco conhecido, o leite de arroz é encontrado apenas em lojas especializadas em produtos naturais ou em redes de hipermercado e, devido à baixa procura, o preço é maior comparado ao leite de vaca ou de soja.
LEITE DE COCO

Ele é rico em gordura saturada boa, que é rapidamente digerida e transformada em energia. Tem vitamina C, B1, B3, B5 e B6, sais minerais essenciais como cálcio, selênio, magnésio, fósforo,ferro, potássio, cobre, zinco e manganês e ainda proteína, arginina e ácido láurico.
Benefícios para a saúde
O ácido láurico presente no leite de coco garante propriedade antiviral, antifúngica, antibacteriana,digestiva, imunoestimulante e antioxidante. Age, ainda, contribuindo para regular os hormônios da tireoide e acelerar o metabolismo.
Tem propriedades laxantes ajudando no bom funcionamento do intestino, e seu poder antioxidante combate os radicais livres, protegendo o corpo de diversas doenças relacionadas com o processo oxidativo do corpo e o envelhecimento precoce. Para quem tem herpes, o leite de coco pode não ser uma boa opção por conta da arginina, que estimularia o vírus.
RECEITA DE LEITE DE COCO CASEIRO NATURAL
Para fazer seu leite de coco caseiro natural, use 1 medida de coco picado (polpa) para 4 medidas de água quente, bata no liquidificador ou mixer por 5 minutos e coe em uma peneira bem fininha ou pano. Ele pode ser armazenado na geladeira de 3 a 5 dias.
Você pode regular a consistência do leite aumentando a água para um leite mais ralo ou diminuindo para um leite mais cremoso. O resíduo de coco pode ser usado como ingrediente em bolos, tortas, pães, etc.
LEITE DE SOJA

O leite de soja é rico em proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e ainda possui alguma concentração de cálcio, porém, ele só deve ser utilizado como substituto do leite de vaca para bebês e crianças sob orientação do médico ou do nutricionista.
O leite de soja é livre de colesterol e tem menos gordura do que o leite de vaca, sendo muito benéfico para a saúde, mas o leite de vaca pode ainda ser substituído por leite ou bebidas de arroz, de aveia ou de amêndoas, caso o indivíduo apresente alergia à proteína do leite de vaca ou de cabra ou intolerância à lactose. Além do leite, a partir da soja também é produzido o tofu, um queijo pobre em calorias que ajuda a prevenir câncer e a emagrecer.
Malefícios do leite de soja:
Os malefícios do leite de soja para a saúde são minimizados quando o produto é devidamente industrializado, mas não são totalmente excluídos e, por isso, o seu consumo deve ser feito com cautela, pois as bebidas de soja contêm anti-nutrientes que diminuem a capacidade do organismo de absorver alguns nutrientes, como minerais e alguns aminoácidos.
Crianças e bebês só devem tomar leite, suco de soja ou qualquer outro alimento à base de soja sob orientação médica, pois a soja pode ter um efeito negativo sobre o desenvolvimento hormonal das crianças e isto pode levar à puberdade precoce e outras alterações hormonais importantes, além disso, ele não contém colesterol, uma substância essencial para o desenvolvimento adequado do cérebro e do sistema nervoso central das crianças.
Fonte: larnatural.com.br, bolsademulher.com.br, tuasaude.com
Comments