Astaxantina, o super antioxidante e seus benefícios.
- Fabi Schneider
- 7 de ago. de 2017
- 8 min de leitura

Olá pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre antioxidantes, e em especial sobre a Astaxantina, esse produto que promete ser muito eficaz e trazer inúmeros benefícios para o corpo, cabelos e pele, alguns a chamam de o melhor antioxidante do mundo – protege os olhos, o cérebro e previne as rugas. Continue a leitura e maravilhe-se com os benefícios que esta suplementação pode proporcionar para a sua saúde e bem estar.
Explicando a Astaxantina

A Astaxantina é um carotenóide. Ao contrário de outros carotenóides, não se converte em Vitamina A no corpo humano. O excesso de Vitamina A pode ser tóxico ao corpo humano, mas a Astaxantina não!!
A astaxantina é um poderoso pigmento carotenóide natural que se encontra em certas plantas e animais marinhos. Muitas vezes chamado de "o rei dos carotenóides", a astaxantina é reconhecida como sendo um dos antioxidantes mais poderosos encontrados na natureza. É de particular importância, pois, ao contrário de outros tipos de antioxidantes, a astaxantina nunca se torna um pró-oxidante no corpo para que nunca possa causar oxidação nociva.
Como um poderoso antioxidante, foi criado para mostrar uma ampla gama de benefícios em estudos clínicos em humanos em várias preocupações com a saúde, incluindo a saúde das articulações e da pele. * Devido à sua estrutura molecular, a astaxantina é um dos poucos antioxidantes que podem se mover ao longo de todo o corpo e protegem todas as nossas células. A astaxantina tem a propriedade única de proteger toda a célula por causa das extremidades hidrofílicas polares que se estendem por toda a membrana celular. A maioria dos antioxidantes bem conhecidos não podem fazer isso.
Quais são os benefícios da astaxantina?
A astaxantina é um antioxidante, portanto, naturalmente, reduz os radicais livres no corpo. Mas além disso, também reduz significativamente a carga oxidativa no organismo, protegendo as células contra a oxidação. Devido à estrutura molecular única da astaxantina, este pigmento de cor vermelha é um antioxidante extremamente poderoso que é muito eficaz contra o oxigênio singlete. Possui uma poderosa habilidade de eliminação de lípidos e radicais livres e efetivamente quebra as reações em cadeia do peróxido.
A astaxantina é 10 a 100 vezes mais poderosa do que outros carotenóides como betacaroteno e licopeno. Além disso, ao contrário de outros antioxidantes, a astaxantina não se torna pró-oxidante no corpo. Isso o torna um dos antioxidantes mais potentes e poderosamente eficazes que se pode ingerir.
Enquanto a astaxantina foi inicialmente introduzida como um "super antioxidante", também foi encontrado para beneficiar uma série de funções corporais, incluindo:
Saúde da pele - A astaxantina demonstrou ajudar a melhorar os níveis de umidade da pele, elasticidade e suavidade, ao mesmo tempo em que reduz rugas, sardas e manchas. As propriedades antioxidantes da astaxantina também foram mostradas para ajudar a melhorar a saúde do coração, a saúde celular e o sistema imunológico do corpo. Funciona também como protetor solar via oral.
Anti-inflamatório - A astaxantina trabalha para bloquear uma série de substâncias químicas que causam inflamação no corpo, o que significa que os humanos podem se beneficiar de sua suplementação se estão lutando com artrite, pneumonia ou uma série de condições oculares que podem causar inflamações desconfortáveis que podem levar à cegueira.
Antidiabético - Em pacientes com diabetes, os níveis de estresse oxidativo tendem a ser altos, o que pode aumentar o estresse no pâncreas. A astaxantina, no entanto, pode ajudar a diminuir esses níveis de estresse, além de melhorar os números de glicose e insulina
Prevenção de doença cardíaca - Um anti-inflamatório, a astaxantina mostrou-se promissor na redução do risco de doença cardiovascular [6], bem como diminuir a pressão arterial e diminuir o risco de AVC
Prevenção e tratamento do câncer - A astaxantina desempenha um papel interessante na prevenção e tratamento do câncer, e é um dos antioxidantes mais eficazes [8] quando se trata de diminuir o tamanho do tumor e aumentar a comunicação célula a célula.
Saúde ocular - A idade e o diabetes podem ter um efeito debilitante na saúde ocular. No entanto, como suplemento, a astaxantina demonstrou prevenir ou retardar a progressão da degernação macular, catarata e glaucoma.
Defesa do sistema imunológico - Um estudo de 8 semanas descobriu que a suplementação regular com astaxantina diminuiu o dano do DNA (causada por radicais livres) e aumentou a atividade de células assassinas naturais
Astaxantina e Fadiga - O salmão-saeleira tem alguns dos maiores níveis de astaxantina encontrados na natureza, com exceção da forma mais pura do pigmento. Na verdade, essa é uma razão por trás da vibrante carne vermelha do peixe. A astaxantina também é uma razão principal pela qual o salmão tem uma energia necessária para fazer suas arduas viagens a montante a cada ano. As formas naturais deste antioxidante também proporcionam a força maior, ao mesmo tempo em que é necessário uma maior recuperação do exercício.
Queda de cabelo e alopecia androgenética (AGA) - Como um inibidor natural da enzima 5-alfa-redutase, a astaxantina pode diminuir os níveis de DHT (o químico considerado responsável pela calvície masculina) encontrado dentro do corpo. Se DHT é o problema, a astaxantina é a resposta, a enzima 5αR é responsável pela conversão de testosterona em DHT. Como acredita-se que a DHT seja a causa da AGA, é fácil ver que a enzima 5αR precisa ser interrompida antes que ela possa produzir mais DHT através da astaxantina, o poderoso antioxidante que também é um bloqueador natural de 5αR. Para aqueles que sofrem de Alopécia Androgenética, pesquisas novas e excitantes mostram claramente que a astaxantina pode ser o suplemento natural que você estava procurando.
Benefícios adicionais para a saúde da astaxantina
Este super-antioxidante beneficia as articulações e tendões, olhos, pele e níveis de energia, mas a astaxantina também:
• Suporta a função imunológica • Apoia a saúde cardiovascular • Protege as células e o sistema nervoso do dano oxidativo • Suporta saúde cerebral
Fontes de Astaxantina

A astaxantina encontra-se na sua maior concentração natural no salmão salgado do Sockeye Pacífico. Também é encontrado em algas, trutas vermelhas, camarão, caranguejo e lagosta. Sua vibrante pigmentação vermelha é o que ajuda a dar a esses animais e plantas marinhas sua intensa coloração. O fato de ser encontrado em difíceis locais de acesso, a astaxantina é extraída de algas e peixes totalmente livres de elementos tóxicos.
Astaxantina como suplemento
Os suplementos de astaxantina oferecem acesso fácil ao antioxidante mais protetor do mundo. Este super-antioxidante é capaz de proteger o sistema nervoso central, o cérebro, os olhos e muito mais. Na verdade, a astaxantina natural é um dos únicos antioxidantes que é capaz de proteger toda a célula - tanto a parte solúvel em água quanto a parte solúvel em gordura. Pode viajar por todo o corpo e proteger as células em todos os nossos órgãos, músculos e tecidos.
Como tomar suplementos de astaxantina?

Se você está tomando um suplemento nutricional de astaxantina como uma parte geral do seu regime diário de manutenção da saúde, recomenda-se 4 a 6 mg de BioAstina por dia. No entanto, se você está tomando astaxantina para sérios problemas de saúde nas articulações ou nos tendões, ou se você é um atleta ou alguém que faz muito trabalho físico ou exercício, é recomendável 12 mg por dia. É importante notar que, uma vez que a astaxantina é um carotenóide solúvel em gordura, funciona melhor ao ingerí-lo com alimentos, pois a gordura ajuda na absorção do antioxidante.
Dosagem diária recomendada para cada caso.
Saúde no geral - 4mg
Tendões e articulações - 12mg
Pele e suporte aos raios UV - 4mg
Olhos e saúde do cerebro - 12mg
Vida ativa de exercícios - 12mg
Suplementos de astaxantina versus formas naturais de astaxantina
Existem várias maneiras de incorporar mais astaxantina na dieta, como comer alimentos que são naturalmente ricos em antioxidantes, como o salmão. Mas mesmo que o salmão tenha a maior concentração de qualquer alimento, você teria que comer mais de uma 1kg por dia da maioria das espécies de salmão para obter a quantidade equivalente de Astaxantina em uma cápsula de 4 mg!
Alguns exemplos de Astaxantina em suplementos.

Como funciona a astaxantina no corpo humano?
O corpo depende de antioxidantes para oferecer equilíbrio saudável e poder de cura para estruturas celulares danificadas. Simplesmente definidos, os antioxidantes combatem o processo de oxidação, o que leva à quebra celular ao longo do tempo.
Os antioxidantes sacrificam sua estrutura para reparar o desenvolvimento de radicais livres, abrandando e potencializando o processo de oxidação, permitindo a saúde estabilizada no nível celular. A função celular saudável equivale a uma melhor saúde geral, e é um pré-requisito para atingir a saúde ideal e o desempenho físico máximo.
A astaxantina é um antioxidante único, pois é biodisponível em todo o corpo. A pele, os músculos, os ligamentos, os tendões, os olhos, o sistema cardiovascular, o sistema nervoso e os órgãos internos são todos receptivos à Astaxantina. Esses tecidos macios apreciam, e são capazes de melhorar, devido à presença do poder antioxidante ativo da Astaxantina.
Quão benéfico é a astaxantina para o corpo humano?
Quando comparado com outros antioxidantes, a astaxantina é bastante potente. As vitaminas antioxidantes comuns, como a vitamina A, C e E, possuem muito menos poder antioxidante do que astaxantina, quando aplicado à fisiologia humana. Astaxantina possui 550 vezes o poder antioxidante da vitamina E; 6.000 vezes o poder da vitamina C; E 800 vezes o poder do super-antioxidante popular, Co-enzima Q10. Ao adicionar um agente de saúde suplementar, como astaxantina a uma dieta diária e um regime de exercícios de rotina, os benefícios para a saúde podem ser apreciados em todo o corpo.
Possíveis efeitos colaterais
Segundo o Dr. Moerck, o único efeito colateral documentado da astaxantina é o desenvolvimento de uma pele levemente rosada — o que geralmente não é considerado prejudicial, já que as pessoas normalmente atribuem a cor rosada da pele a uma pessoa "saudável".
É um benefício cosmético na realidade. Assim como a melanina na pele, ela também oferece a você proteção solar, já que a astaxantina funciona como um filtro solar interno.
Bom pessoal, espero que tenham gostado da dica de hoje, se ficou com alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários. Compartilhe esse post com seus amigos. Escolha uma das opções de compartilhamento que se encontram no rodapé desse texto. Participem da nossa página de vídeos mo facebook, para assim ficar por dentro das novidades. Junte-se a nós...É só clicar aqui ou procure por Comunidade Beleza Saudável.
Ouça o que o mais renomado médico, o Dr Mercola tem a dizer sobre astaxantina...
Infelizmente no Brasil, os benefícios desse antioxidante ainda é ainda é pouquíssimo divulgado, compartilhe com seus amigos, para que fiquem sabendo das maravilhas que esse poderoso suplemento pode trazer ao nosso corpo. As opções de compartilhamento encontran-se no rodapé desse texto.

Aviso importante:
A informação fornecida é apenas para fins educacionais e não constitui conselho médico. Procure sempre o conselho de seu médico ou especialista qualificado com quaisquer dúvidas ou preocupações sobre sua saúde. Verifique com o seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios ou suplementos. Nunca desconsidere ou demore em obter aconselhamento médico devido a algo que ouviu ou leu neste artigo ou qualquer lugar na internet.
Fontes da pesquisa...
[1] Ambati, R. R., Siew Moi, P., Ravi, S., & Aswathanarayana, R. G. (2014). Astaxanthin: Sources, Extraction, Stability, Biological Activities and Its Commercial Applications—A Review. Marine Drugs, 12(1), 128–152. http://doi.org/10.3390/md12010128
[2] Johnson, EJ. (2002). The role of carotenoids in human health. – PubMed – NCBI . Ncbi.nlm.nih.gov. Retrieved from https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1213
[3] Trüeb, R. M. (2009). Oxidative Stress in Ageing of Hair. International Journal of Trichology, 1(1), 6–14. http://doi.org/10.4103/0974-7753.51923
[4] Anderson, ML. (2005). A preliminary investigation of the enzymatic inhibition of 5alpha-reduction and growth of prostatic carcinoma cell line LNCap-FGC by natural astaxa… – PubMed – NCBI . Ncbi.nlm.nih.gov. Retrieved from https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16093232
[5] Uchiyama, K., Naito, Y., Hasegawa, G., Nakamura, N., Takahashi, J., & Yoshikawa, T. (2002). Astaxanthin protects β-cells against glucose toxicity in diabetic db/db mice. Redox Report, 7(5), 290-293. doi:10.1179/135100002125000811
[6] Fassett, R. G., & Coombes, J. S. (2011). Astaxanthin: A Potential Therapeutic Agent in Cardiovascular Disease. Marine Drugs, 9(3), 447–465. http://doi.org/10.3390/md9030447
[7] Monroy-Ruiz, J., Sevilla, M., Carrón, R., & Montero, M. (2011). Astaxanthin-enriched-diet reduces blood pressure and improves cardiovascular parameters in spontaneously hypertensive rats. Pharmacological Research, 63(1), 44-50. doi:10.1016/j.phrs.2010.09.003
[8] Chew, B. P., Park, J. S., Wong, M. W., & Wong, T. S. (1999). A comparison of the anticancer activities of dietary beta-carotene, canthaxanthin and astaxanthin in mice in vivo. – PubMed – NCBI . Ncbi.nlm.nih.gov. Retrieved 3 October 2016, from https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10470126
[9] Park, J., Chyun, J., Kim, Y., Line, L., & Chew, B. (2010). Astaxanthin decreased oxidative stress and inflammation and enhanced immune response in humans. Nutrition & Metabolism, 7(1), 18. doi:10.1186/1743-7075-7-18
[10] Ambati, R. R., Siew Moi, P., Ravi, S., & Aswathanarayana, R. G. (2014). Astaxanthin: Sources, Extraction, Stability, Biological Activities and Its Commercial Applications—A Review. Marine Drugs, 12(1), 128–152. http://doi.org/10.3390/md12010128
Comentários