O colágeno e seus benefícios para a pele e cabelos.
- Fabi Schneider
- 7 de set. de 2017
- 8 min de leitura
O que é Colageno

O colágeno é um aminoácido de cadeia longa, e a proteína mais abundante no organismo. É composto de aminoácidos individuais como a Glicina, Proline, Hidroxiprolina e Arginina. Na natureza, é encontrado exclusivamente em tecido animal, especialmente ossos e tecido conjuntivo.É o responsável por dar elasticidade a pele, força aos cabelos, e a capacidade de manter tudo no lugar.
O colágeno é uma das proteínas mais abundantes no corpo e faz parte de nossa pele, cabelo e unhas. Tecnicamente um polipéptido, o colágeno contém uma mistura de aminoácidos como a prolina e a glicina, que são encontrados em todo o tecido conjuntivo dentro do corpo (incluindo os órgãos vitais!). Enquanto tratamentos de beleza e shampoos trompeam os benefícios do colágeno em seus rótulos, os benefícios reais são os internos, e não de um tratamento tópico.
É o que é responsável por dar elasticidade a pele, e ao cabelo sua força e o tecido conjuntivo sua capacidade de manter tudo no lugar. Na verdade, a proteína de colágeno representa 30% da proteína total no organismo e 70% da proteína na pele!
A produção de colágeno natural do corpo diminui com a idade e muitos fatores de estilo de vida modernos contribuem para isso, (como por exemplo o estresse, dieta pobre, desequilíbrios de saúde intestinal, etc.)
Colágeno e o crescimento dos cabelos

Em 2016 foi realizado por cientistas japoneses, um estudo em ratos de laboratório, e descobriram que os ratos que estavam com perda de pelo, haviam perdido o colágeno perto do bulbo capilar e sendo assim, chegaram a conclusão que a falta de colágeno também provoca a queda.
À medida que você envelhece, os níveis naturais de colágeno do seu corpo diminuem drasticamente, o que pode levar a diminuição dos cabelos e até mesmo a queda. As pesquisas mostram que o colágeno pode apoiar e aumentar as proteínas de formação de cabelo no corpo. Isso pode ajudar a fortalecer os fios desde a raiz, promover o crescimento do cabelo e prevenir a perda de cabelo.
O cabelo é composto principalmente de proteína queratina, que seu corpo produz de forma mais eficaz quando o sangue fornece aminoácidos.
Para aumentar o suprimento de aminoácidos no sangue, você pode tomar suplementos de colágeno, que são absorvidos no intestino delgado. As células do folículo capilar usam esses aminoácidos para produzir proteínas de queratina.
O colágeno também aumenta a circulação sanguínea em seu corpo. Um aumento no fluxo sanguíneo para seu couro cabeludo é uma ótima maneira de promover a saúde do couro cabeludo e do cabelo. Ele garante que seus folículos capilares obtenham os nutrientes de que eles precisam e ajudam o seu cabelo a crescer mais rápido.
O colágeno pode até ajudar a prevenir o surgimento de cabelos grisalhos, apoiando a estrutura saudável do folículo piloso, onde o pigmento da cor do cabelo é produzido.
Os suplementos de colágeno também demonstraram ser efetivos no tratamento de cabelos secos e quebradiços, ajudando a manter níveis saudáveis de umidade no cabelo.
Benefícios do colágeno para uma pele saudável

O colágeno é uma das proteínas mais abundantes no corpo e faz parte de nossa pele, cabelo e unhas. Tecnicamente um polipéptido, o colágeno contém uma mistura de aminoácidos como a prolina e a glicina, que são encontrados em todo o tecido conjuntivo dentro do corpo (incluindo os órgãos vitais!).
O colágeno é benéfico para todo o corpo, e visivelmente benéfico para a pele. Isso ocorre porque, à medida que a pessoa envelhece, a epiderme (camada externa da pele) dilata e perde a elasticidade em um processo conhecido como elastose. Conforme isso acontece, a pessoa tende a mostrar mais sinais de envelhecimento e adquirir mais rugas.
A boa notícia é que essas mudanças não parecem ser permanentes ou irreversíveis. De fato, um estudo de placebo realizado no ano passado descobriu que as mulheres que tomaram colágeno hidrolizado(a forma de péptido) regularmente por 8 semanas, viram uma redução de 20% nas rugas!
O colágeno e a indústria cosmética.
Enquanto produtos de beleza e shampoos estampam os benefícios do colágeno em seus rótulos, cientificamente já foi provado que os benefícios reais são internos, ou seja, a eficácia do consumo é fundamental, já que o uso tópico não ajuda com o crescimento dos fios. Também já foi provado cientificamente que acrescentar gelatina ou colágeno ao shampoo não mudará em nada a eficácia do produto, já que o shampoo fica tempo insuficiente no couro cabeludo para proporcionar tal benefício, e sabe-se através dessas experiências realizadas por cientistas de vários países, que o uso do colágeno em produtos cosméticos tanto para pele como para cabelo, são apenas jogada de marketing, e que provocam apenas um efeito placebo. ( Lembrando que não são minhas palavras e sim de cientistas e pesquisadores).

Muitas vezes usamos produtos justamente quando nosso cabelo está entrando na fase anágena(período de crescimentos dos cabelos) depois de um longo período de queda e estabilidade de desenvolvimento, e você acaba assimilando o uso de certos produtos ao crescimento dos cabelos.
Gelatina versus colágeno

Estes termos são frequentemente utilizados de forma intercambiável, mas há uma diferença.
O colágeno é a forma básica da proteína encontrada no corpo, e a gelatina é produzida quando o colágeno é fervido ou aquecido de outra forma. Os dois têm composições muito semelhantes e são quase intercambiáveis, mas a diferença fica confusa quando se trata de suplementos.
Em geral o Pó de colagénio (a forma hidrolisada de gelatina) contém essas proteínas divididas em cadeias peptídicas individuais. Este formulário geralmente é mais fácil de digerir e muitas vezes é sugerido para pessoas com problemas digestivos. Uma vantagem para esta forma particular de colágeno é que ele se mistura facilmente na maioria das bebidas quentes e frias e é insípido, facilitando a adição de alimentos e bebidas para consumo, no entanto, não é bom em receitas que requerem gelatina. A gelatina é a forma pura que é frequentemente recomendada em dietas, (embora algumas pessoas possam não digerir e devem manter o consumo de carne), por sua capacidade de revestir o trato digestivo. Do ponto de vista culinário, a forma é ótima para fazer receitas como vitaminas, doces e marshmallows. Esta é a forma naturalmente encontrada no caldo de osso, já que o calor quebra o colágeno natural encontrado nos ossos. Esta é a razão pela qual o caldo de osso tende a engrossar e gelar na geladeira.
Nas gerações passadas, as pessoas geralmente consumiam quantidades muito maiores de colágeno / gelatina de alimentos, pois nossos avós e bisavós preparavam muitas refeições em casa e faziam coisas como caldos, molhos e carnes ósseas que naturalmente continham esses aminoácidos.
Outros benefícios:
Além disso, após 8 semanas de ingestão, foi detectado um conteúdo significativamente maior de procollagen tipo I (65%) e elastina (18%) nos voluntários tratados com BCP em comparação com os pacientes tratados com placebo.
Isso significa que o colágeno suplementar parece ajudar o processo de produção do corpo a melhorar, uma vez que o procollágeno é o precursor do colágeno no corpo.
Este estudo também mostrou que o consumo de colágeno pode aumentar a elasticidade e a umidade da pele, que também diminui durante o processo de envelhecimento.
É importante notar que este estudo usou a forma hidrolisada (péptido), que é uma forma de colágeno mais facilmente digerível. Não tenho conhecimento de estudos que comparem diretamente a gelatina e o colágeno por sua capacidade de melhorar a pele, portanto, para a saúde da pele, recomenda-se o uso de colágeno hidrolisado.

Embora não seja imediatamente perceptível, existem outros benefícios que podem ser ainda mais importantes. Por exemplo, colágeno foi estudado por seu benefício também em:
Saúde dos ossos e articulações - O colágeno pode ser benéfico para os ossos e articulações da mesma maneira que beneficia a pele. Ao ajudar a produção natural de colágeno no corpo e fornecer uma fonte biodisponível desses aminoácidos, o colágeno pode melhorar a saúde dos ossos e das articulações ao longo do tempo. Na verdade, um estudo com uso de placebo, mostrou melhora significativa na dor nas articulações nas pessoas que ingeriram o colágeno hidrolizado.
Equilíbrio Hormonal - Pesquisas emergentes mostram que os aminoácidos específicos no colágeno podem ajudar a melhorar o equilíbrio de aminoácidos no corpo e apoiar a produção de hormônio natural do corpo.
Digestão - Como mencionado, a gelatina e o colágeno podem ajudar a revestir o trato digestivo e melhorar a digestão, e o consumo de gelatina é frequentemente recomendado em dietas específicas de intestino, como GAPS e SCD.
Onde encontrar colágeno
Geralmente você encontra colágeno hidrolizado em farmácias e drogarias, bem como casas de suplementos e casas de produtos naturais, bem como farmácias de manipulação.
Algumas prováveis causas de queda capilar.
É importante lembrar que é normal perter entre 50 e 100 fios de cabelos por dia. Se você já notou mais cabelos em sua escova ou travesseiro do que o habitual, você pode estar sofrendo de efluvio telógeno, que se caracteriza pelo excesso de perda de cabelo. Existem vários fatores que podem causar efluvio telógeno, incluindo os seguintes:
Altos níveis de estresse
Pós parto
Perda brusca de peso
Pós cirurgia
Recuperando de uma doença, particularmente uma acompanhada de uma febre alta
Alguns medicamentos e tratamentos
Predisposição genética
Produtos químicos, como alisantes e descolorantes
Penteados que puxam o cabelo
Nutrição pobre
Se você sofre de perda de cabelo, seu cabelo não vai crescer de volta até você resolver a causa de dentro para fora, por tanto o mais indicado é sempre consultar um dermatologista, para receber a orientação correta.
A boa notícia é que você pode ajudar a prevenir e tratar a queda de cabelo fazendo um suplemento de colágeno uma parte do seu regime diário.
Tipos de colágeno 1 e 3 para cabelo, pele, unhas e ossos
Uso sugerido de suplemento de vitamina C pela manhã. Use separadamente do colageno de Tipo 2.
Tipos de colágeno 1 e 3 podem:
minimizar linhas finas e rugas
melhorar a elasticidade
Apoiar a matriz óssea (36% do osso é feito de colágeno tipo 1 e 3)
corrigir as lâminas fracas ou danificadas
engrossar cabelos finos, perda de cabelo lenta
melhorar a circulação
promover a produção de glicina que constrói músculo e ajuda a queimar gordura durante o sono
Complementar com colágeno pode: "aumentar a hidratação da pele em 28%, diminuir os micro-sulcos em 26%, aumentar a flexibilidade da pele em 19%" *.
É aconselhável tomar o colágenos sempre acompanhado de vitamina C pura, ou também de sucos frescos que contenham vitamina C.
Tipo de colágeno 2 para juntas e cartilagens.

Uso saudável é recomendado para o horário antes de ir para a cama, com o estômago vazio. Para melhorar a eficácia, não tome em conjunto com Tipo 1 e 3.
Colágeno Tipo 2:
Representa 50-60% de proteína na cartilagem
representa 85-90% de colágeno na cartilagem articular
pode reduzir dor nos joelhos
pode melhorar dores nas costas, mandíbula e juntas
inclui glucosamina, condroitina e ácido hialurônico
Encontrar um suplemento de colágeno de alta qualidade no tipo que você precisa e formulado para fácil absorção é fácil, uma vez que você sabe o que procurar. Os suplementos de colágeno são apropriados e benéficos para adultos de todas as idades. Os suplementos de colágeno hidrolisados estão disponíveis na forma de comprimidos, cápsulas, pó ou mesmo em gomas!
A quantidade a ser tomada é 1 colher de colágeno em pó ou 6 a 8 cápsulas.
Aviso importante:
A informação fornecida é apenas para fins educacionais e não constitui conselho médico. Procure sempre o conselho de seu médico ou especialista qualificado com quaisquer dúvidas ou preocupações sobre sua saúde. Verifique com o seu médico antes de iniciar qualquer programa de tratamentos ou suplementos. Nunca desconsidere ou demore em obter aconselhamento médico devido a algo que ouviu ou leu neste artigo ou qualquer lugar na internet.
Comments