top of page

Como cuidar dos cabelos com química.


Olá pessoal, tudo bem? Hoje vou dar algumas dicas de como cuidar de seus cabelos no dia a dia. Muitas vezes você gasta somas enormes com produtos para os cabelos, mas já parou para pensar que pode estar comprando o produto inadequado ao seu tipo de cabelo? Não é porque deu certo nos cabelos da sua amiga, que dará certo nos seus, cada cabelo tem uma estrutura, e os produtos foram desenvolvidos para cada tipo de cabelo. Por tanto se você tem cabelos descoloridos ou alisados tem que usar um produto adequado à situação de seu cabelo, e mesmo assim tem outros fatores que inflenciam. O excesso de produtos também desacelera o crescimento e poderá prejudicar ao invéz de ajudar. Não é necessário investir em quantidades de produtos, mas sim em produtos de qualidade. Pare para pensar na quantidade que você já investiu até agora e seu cabelo continua na mesma, com frizz, ressecado, opaco, etc...Talvez esteja na hora de investir em produtos de qualidade, de marcas que realmente investem em pesquisas, de nanotecnologia para satisfazer os clientes mais exigentes. Claro que muitas vezes compramos marcas caras e não da certo para nossos cabelos, mas grandes marcas realmente investem em pesquisas para cuidar exatamente de cada tipo de cabelo, ou seja um só para cabelos com corte químico, outro para pessoas com dermatite alergica de contato, outos para cabelos alisados e assim por diante. Enquanto que empresas de menor porte acabam fazendo um produto para cabelos com química no geral, mudando apenas o rótulo da embalagem...e dessa maneira poderá até ajudar, mas se não for exatamente onde tem que ir, o produto não trará o resultado esperado. Uma dica é estar muito atenta não somente a marca, mas também qual seu tipo de cabelo. Se você economiza e compra um produto de qualidade e adequado ao seu cabelo, com certeza verá resultados satisfatórios, se você tem um shampoo, uma máscara de hidratação e uma de reconstrução(caso seus cabelos realmente precisem de reconstrução), e um condiconador, todos esses de boa qualidade, não precisa investir em 5, 10 máscaras que não resolvem nada, afinal quando você começa a colecionar produtos, é porque eles não estão resolvendo seu problema, e você deve colecionar resultados positivos e não produtos inadequados.



Sintomas mais comuns de cabelo ressecado ou poroso:


  • Extremidades separadas, pontas duplas

  • Quebra

  • Frizz incontrolável

  • Porosidade

  • Seco

  • Falta de brilho

  • Falta de balanço

  • Dificuldade de cuidar

*Homens e mulheres de todas as idades, raças e etnias e crianças são todos igualmente suscetíveis a cabelos ressecados. Os cabelos infantís também merecem cuidados, mas sempre com produtos apropriados.



Principais causas do ressecamento dos cabelos

  • Lavagem, secagem e modelagem inadequadas.

  • Tratamento químico (coloração, descoloração, relaxantes, alisantes ou similares).

  • Uso excessivo ou impróprio de alguns produtos finalizadores.

  • Excesso de exposição ao sol, vento, toxinas ambientais.

  • Acessórios para modelar (rolos térmicos, secadores, chapinhas, difusores).

  • Uso incorreto de produtos.

  • Falta de manutenção adequada (Hidratações, reconstruções, umectações).


Pratique uma limpeza adequada nos fios, considere as seguintes etapas de limpeza:

  • O ideal é seguir um cronograma capilar com produtos adequados. Saiba mais sobre cronograma capilar aqui

  • Use apenas água morna ou o mais fria possível, pois quando os cabelos estão porosos, a água quente proporciona a elasticidade dos fios.

  • Antes de fazer umectação nos cabelos, faça uma limpeza profunda, use shampoo anti-resíduos ou até mesmo um shampoo transparente, pois se o cabelo estiver com excesso de produtos derivados do petrolato, a umectação não fará efeito. Saiba mais sobre derivados do petrolato aqui...

  • Lavar o cabelos de vez em quando no salão de beleza, proporcionará uma limpeza mais equilibrada dos fios, pois muitas vezes em casa cometemos erros ao lavar os cabelos.

  • Molhe muito bem os cabelos antes de aplicar shampoo.

  • Diluir shampoo (1/4 a 1/2 colher de sopa em 1 garrafa limpa cheio de água morna e agitar para formar espuma). Isso proporcionará que o shampoo se espalhe melhor nos cabelos. Preocupe-se mais com a raiz, as pontas não nescessitam tanta quantidade de shampoo. Lave gentilmente, em movimentos circulares, proporcionando uma massagem delicada. Não é a força que você deposita que irá proporcionar a limpeza do couro cabeludo e dos fios, ao contrário, isso poderá causa a quebra e mais ressecamento aos fios. Seja delicada quando lavar os cabelos.

  • Se você tiver cabelos oleosos, use 2 vezes o shampoo, e procure um shampoo com baixa concentração de sulfato. Infelizmente ainda não inventaram um shampoo totalmente livre de sulfatos no Brasil, mas existem bons shampoos com pouquíssima concentracão desse ingrediente. Enxágüe muito bem. Uma das maiores causas de cabelo opaco é o fato do shampoo não ter sido devidamente enxaguado.

  • Use um bom condicionador, sempre deixando aproximadamente 3 dedos da raiz, o ideal seria da região da orelha para baixo. A menos que você pratique co wash. Geralmente os condicionadores tem um tempo de pausa, em torno de 2 a 5 minutos. Respeite essa pausa.

  • Enxágüe muito bem e termine sempre que possível com um jato de água fria , pois isso ajuda a fechar as cutículas. Nem todos os especialistas em cabelos concordam com esta etapa, mas muitos acham benéfico.

  • Nunca esfregue a toalha com agressividade, se estiver em casa, opte por um tecido de algodão, para fazer a absorção da água. (como uma camiseta velha por exemplo). Não sou contra o uso da toalha, mas desde que seja usada com carinho.

  • Concluir com um Leave-in que contenha protetor solar ou até mesmo sprays com protetor solar.

  • Quando possível, deixe o cabelo secar naturalmente.

  • Evite acessórios quentes tais como secadores, chapinhas etc...Se você gosta de volume, mas deixá-lo secar naturalmente faz com que fique sem definição, que tal enrolar bobes? Esses proporcionam ondas lindas e volumosas, e muito brilho sem precisar usar acessórios com calor.

  • Hidrate com frequência


Ter sempre uma máscara de qualidade em casa é essencial, existem máscaras próprias para cabelos tingidos, descoloriodos ou alisados. A hidratação pode ser feita até duas vezes por semana, e se você segue um cronograma capilar, isso ajudará numa recuperação a curto prazo. Porém se seus cabelos estiverem extremamente danificados, deixe a hidratação de lado por enquanto e invista na reconstrução e umectação, depois que os cabelos forem ganhando força, comece com a hidratação. Muitos produtos encontrados em drogarias também são excelentes, eu gosto muito da linha John Frieda, Dove, Neutrogena, os produtos da Schwarzkopf que não pertencem a linha profissional(esses que encontramos em drogarias e farmácias) são ótimos, e também a linha Loreal que não é a linha profissional, tem produtos excelentes. Essas empresas grandes investem muito em tecnologia, então mesmo sendo a linha de farmácias e drogarias, com certeza teve muito estudo investido.. Já na linha profissional de produtos específicos para tratamentos capilares, sem dúvida a minha preferida é a Loreal. Um corte químico que ocorre devido a uma descoloração ou tintura muito clara, você não conseguirá tratar com produtos convencionais, e nesse ponto empresas como Kerastase e Alterna se sobressaem.

Um corte químico, é muito difícil de recuperar, mesmo usando bons produtos, muitas vezes, apenas um corte para amenizar os danos e também muita paciência. Mas a linha Therapiste da Kerastase por exemplo tem a capacidade de tratar profundamente nesses casos mais severos, pois contém ingredientes capazes de frear a agreção e impedir que os fios continuem quebrando com o passar dos dias ou até mesmo meses. Pois um corte químico não quebra somente no dia, infelizmente essa ação é contínua, devido ao fato de os fios já estarem no seu limite, a tendência é o cabelo quebrar em pedacinhos minúsculos, quase como um esfarelamento dos cabelos, nesse caso, somente o uso de produtos levemente ácidos para combater a alta alcalinidade dos fios porosos e quebradiços. A linha K-PAK da Joico também tem produtos levemente acidos que prometem selar as cutículas. Outra opção para selar as cutículas após um corte químico ou quando os cabelos estão muito porosos ou elásticos, é usar vinagre diluído em água. Clique aqui para saber como preparar.

Então antes de sofrer um corte químico, pense bem nas consequências de fazer o cabelo em casa, sem a ajuda de um profissional. Pois um kit de reconstrução da Therapiste por exemplo, pode custar uma pequena fortuna, e muitas vezes, precisará de reposição de um ou outro produto, até que os cabelos tenham força para desenvolver novamente. Saiba mais sobre cronograma capilar aqui...


Atenção


Se seus cabelos estão elásticos, você estica e eles não voltam ao lugar, isso pede muito cuidado, pois significa que seus cabelos estão a um passo de passar por um corte químico, então nem pensar em fazer química antes de reconstruí-los totalmente. O ideal seria reconstruir e nutrir por no mínimo 3 meses antes de fazer outra química, pois nesse período o cabelo está super fragilizado.

Se você possui uma máscara de reconstrução em casa, você poderá encrementá-la com ingredientes como a queratina ou vinagre orgânico de maçã.

A keratina quando usada em excesso, faz efeito contrário e provoca a queda dos cabelos. (cabelos virgens não deve ser usado a queratina.)

O vinagre pode ser utilizado misturado a água ou a sua máscara, para saber a forma correta de utilizar o vinagre e qual o ideal, clique aqui...



Abuse do protetor solar.

Como já citei acima, cabelos porosos absorvem todas as impurezas com maior facilidade, mas cabelos virgens também precisam ser protegidos do sol, do contrário irão ressecar e até mudar de cor nas pontas, ficando com aspecto opaco. Então não deixe de usar leave-in com protetor solar ou até mesmo serum ou sprays com protetores UV. Eu uso esse protetor em spray da foto acima (Equave da linha profissional da Revlon), que contém queratina e funciona como desemabaraçante.

Outra grande dica é molhar os cabelos com água engarrafada(mineral) antes de entrar na piscina ou mar, isso proporcionará mais proteção contra o sal ou cloro, pois o cabelo absorve os produtos químicos muito mais fácil quando está seco. Enxágüe imediatamente após deixar a piscina. Quando possível, use uma touca de natação.


Cuide diariamente dos cabelos


Se o seu cabelo é propenso a graves danos ou frizz, vá para o seu cabeleireiro com mais freqüência. Muitas vezes cuidar do cabelos sozinha em casa, pode não ser benéfico. Em caso de dúvida sempre pergunte a um profissional. Dicas de fora, poderáo agravar a situação. Tenha carinho por seus cabelos, se você tem o hábito de fazer química nos cabelos é praticamente obrigatório investir em cuidados e produtos.



Proteja seus cabelos dos raios UV.

O sol ardente pode causar sérios danos aos cabelos, então procure usar tranças, bonés ou chapéus, ao mesmo tempo que você estará elegante ou fashion, estará também cuidando da saúde dos fios. Evite produtos com excesso de álcool ou silicone! Adeptos ao low poo, permitem o uso de alguns produtos com silicones insolúveis em água, mas isso faz com que nenhum nutriente chegue aos fios ou couro cabeludo, proporcionando o acúmulo de resíduos, e muitas vezes as pessoas se perguntam por que estão fazendo uso da técnica e os cabelos estão opacos, ou com queda, isso poderá ser devido ao silicone insolúvel contido em muitos produtos liberados. Saiba mais sobre silicone aqui....


Hidrate de dentro para fora


Quando o corpo está desidratado o couro cabeludo também sofre. Beba bastante água e minimize o consumo de álcool. Tenha uma alimentação bem colorida, livre de frituras, evite o excesso de açúcar, e tome vitaminas. Use tônico capilar.

O verão traz muitos perigos para os cabelos, A maioria das pessoas não percebem que o cabelo pode queimar tão facilmente e inclusive pode prejudicar o couro cabeludo. Então o ideal é proteger sempre os fios com protetor solar próprios para os cabelos. Quando o cabelo está danificado, a cutícula se abre, podendo causar severos danos com os raios solares. E sempre que for a praia ou piscina, o ideal é enxaguar os cabelos assim que sair da água.


Quando o cabelo está ressecado e poroso, seja devido a químicas, acessórios de calor, ou até mesmo o sol, precisa de toda a ajuda possível. Tomar vitaminas ajudará a fortalecer o cabelo e fornecerá nutrientes muito necessários que permitirão que o cabelo recupere seu brilho natural. A biotina é um excelente aliado quanto ao crescimento dos cabelos. Saiba mais sobre a Biotina aqui.

Evite fazer procedimentos químicos em casa, procure sempre um profissional de confiança. Corte os cabelos regularmente, pontas ressecadas, ou duplas desaceleram o crescimento.

Clique aqui para saber qual a máscara de hidratação ou reconstrução é mais indicada para seu tipo de cabelo.

Siga nossa página de vídeos no facebook, procure por Comunidade cabelo saudável, ou clique aqui.






Comments


© 2023 por Sal & Pimenta. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page